COINCIDÊNCIA
Neste fim de semana de 15 e 16 de junho foi tempo de curtir a charmosa e mineira Poços de Caldas. E sem saber o domingo dia 16 de agora marcava, há 62 anos, em 1962, a véspera do dia 17/06/1962 e do jogo Brasil e Tchecoslováquia com vitória por 2 a 1.
Pois é foi depois de baixar as foto da esestátudo e Mauro Ramos de Oliveira do celular para o pc que vimos a coincidência. Ontem havia passados extatros 62 anos daquele 1962 e o bi c ampeonato do Brasil no Chile sob destroços de um terremoto que deixou mais de 5 mortos.
E quem lembra daquela seleção e do poços caldense Mauro Ramos de Oliveira, que na época jogava pelo Santos F.C ao passar pela estátua que a camara municipal mandou fazer em homemagem ao jogador e fica na Praça da Rosa, próximo do Mercado Municipal não deixa de reparar o desgaste que o tempo provocou na peça de concreto branco. A placa que esplica a razão do monumento mals se le e esstá pendente quase caido.
Alguns apreciadores do futebo passam por ali e nãio deixam de comentar que alhuém, poderia dar uma melhorada nele. "Se dessem um pintada nas cores do uniforme daquele ano e recuperassem a placa seria suficiente para dar uma melhorada", comentou Antonio Dionísio, que nasceu em Poços e lbra dos tempos do jogador na Caldense.
A seguir as fotos produzidas ontem para serem lembradas hoje na estátua em homenagem ao tiem de Brasil e ao seu capitão o poços caldense Mauro Ramos de Oliveira.E na retranca videos um video gravado ontem no local onde esta a estatua meio desgastada pelo tempo. Depois um print da revis BNDIgital de 17 de junho de 2022. Logo abaixo dele um copy transcrição de trecho do texto da revista.
Isso só para falar dos titulares, todos sob a batuta de Aymoré Moreira. Pois esse foi o mistão de craques retirados principalmente do Botafogo e do Santos, e em menor escala do Fluminense e do Palmeiras, que garantiu o bicampeonato canarinho na Copa do Mundo de 1962, no Chile. Era quase a mesma equipe campeã de 1958, mantida para a sétima edição da contenda, e última sem a presença dos hoje populares mascotes. Após o Mundial de 1950, disputado no Brasil, os dois seguintes, de 1954 e 1958, ocorreram na Europa. No congresso da FIFA em Lisboa, em 1956, o Chile havia conquistado o direito de trazer o certame de volta para a América Latina, mas, em 21 de maio de 1960, o projeto quase foi para o brejo. Ou melhor, para os escombros: naquele ano um intenso terremoto atingiu a terra de Pablo Neruda. Saldo: dois milhões de desabrigados e cerca de cinco mil mortos.
https://bndigital.bn.gov.br/artigos/17-de-junho-1962-o-brasil-conquista-o-segundo-titulo-da-copa-do-mundo-de-futebol/
Mín. 20° Máx. 30°