19 de novembro, terça-feira, o espetáculo Gritos no Silêncio estará em Campinas. A direção e atuação são de Célia Ramos e Maria Vitória Siviero. Após a apresentação, Ester Francisco da Silva, especialista em violência doméstica e familiar, e as atrizes, terão uma conversa com o público sobre o combate à violência de gênero. O projeto em 2024 passará por Itaquera, Campinas, Diadema e Guarulhos e foi contemplado pelo Edital Paulo Gustavo 20/2023– Difusão Cultural. Grátis!
Sinopse: Entre músicas, performances teatrais, a peça aborda a violência doméstica e familiar e as formas de enfrentamento.
O projeto Gritos no Silêncio—Violência Doméstica e Familiar – vamos falar sobre isso? aborda o tema com uma intervenção teatral, baseado em história real captado do livro Enquanto não Cicatriza – histórias de Mulheres que sobreviveram, resultado da pesquisa sobre a temática de violência doméstica e familiar, desenvolvida em um abrigo sigiloso.
A intervenção busca retratar os caminhos da violência contra a mulher pelo teatro, suspendendo por algum tempo a realidade e trazendo à tona a vivência de tantas outras mulheres que perpassaram pelo ciclo da violência. "Não é preciso realizar algo de imensa magnitude, basta que este ja compromissada com a luta que fortaleça a vida de outras mulheres", diz Ester Francisco da Silva. O foco é promover a reflexão dos ciclos de dor e seu reconhecimento. E mostrar a importância de não nos calarmos. Na esfera masculina, analisarmos a criação dos homens que acreditam ter o direito à violência, principalmente às mulheres. As ações criam estratégias de bem-viver e não de sobreviver. E como uma rede de apoio e políticas públicas podem auxiliar no processo de reconstrução dessa realidade. “Buscamos através deste trabalho, trazer histórias e descrever o tamanho da dor sofrida por estas mulheres”, conta Célia Ramos.
Biografias
Célia Ramos é atriz e produtora teatral atuando profissionalmente nessas áreas desde 2000. Especialista em Direito Constitucional Aplicado/2021, Bacharel em Serviço Social pela Universidade Brasil/2020, concluiu o Curso de Formação de Atores da Escola Livre de Santo André – ELT - 2007
Maria Vitória Siviero é atriz e professora. Graduada em Teatro (2013), mestra e doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora de linguagem performática nas artes cênicas e na música, desenvolve pesquisas junto ao Departamento de Linguística da FFLCH-USP.
Rodrigo Dias é musico, multi-instrumentista, musicoterapeuta, capoeirista brincante com pós-graduação em lato sensu Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas para a Educação (FACON, 2018), com bacharelado em Musicoterapia (FPA, 2009) e com Formação de Professor pelo grupo Capoeira Mandinga (CA/USA, 2015), Técnico em Regência de Canto Coral (ETEC Artes, 2011), e Formação de Jovens Brincantes pelo (Instituto Brincante, 2009-2012).
Ester Francisco da Silva é Assistente Social, desde 1994 pela Faculdade Paulista de Serviço Social - com Pós-graduação em: Sociopsicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política (1996). Em junho de 2017 conclui o Curso de pós-graduação “Lato Sensu” – Prevenção e Proteção à Violência Doméstica Contra a Criança e Adolescente – Pela Faculdade Paulista de Serviço Social – FAPSS-SP, atualmente fazendo mestrado em Economia Política Mundial pela UFABC. Ativista do movimento de mulheres negras, Gerente de Serviço Sigilo- so que acolhe mulheres em situação de violência doméstica e risco eminente de morte. Com experiência em mediação de conflitos, na Defensoria de Santos em 2006.
Ficha técnica
Atuação e Direção: Célia Ramos e Maria Vitória Siviero
Músico: Rodrigo Dias
Palestrante Convidada: Ester Francisco da Silva
Produção: Célia Ramos
Foto: Guilherme PH
Serviço
Espetáculo Gritos no Silêncio
19 de novembro, terça-feira
Campinas
Às 10h30
Local: Ceu Florence Mestre Alceu
Rua Lasar Cegal,110 - Jd. Florence, Campinas
Às 19h30
Local: Eja Espaço Concórdia
Rua Ondina Moreno de Lima, 546- Liliza, Campinas
Mín. 20° Máx. 22°