Quarta, 04 de Dezembro de 2024
Da cidade DENGUE

Campinas já soma 80 mortes e 120.216 casos confimados de dengue neste ano

Governo do Estado promove campanha diante dos mais de 2 milhões de casos e 1.899 óbitos por dengue

05/11/2024 às 15h33 Atualizada em 05/11/2024 às 16h17
Por: Gilberto Gonçalves
Compartilhe:
Campinas já soma 80 mortes e 120.216 casos confimados de dengue neste ano

Do site da PMV - A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou na tarde desta segunda-feira, 4 de novembro, mais três mortes por dengue na cidade. O total chega a 80 neste ano.Os novos registros ocorreram entre 15 de junho e 21 de julho.

A Pasta lamenta e se solidariza com as famílias. O desfecho óbito depende de fatores como procura precoce por atendimento, manejo clínico adequado e características individuais do paciente, como possíveis doenças preexistentes e/ou outras condições clínicas especiais.

Assim como em todas as situações de casos registrados, medidas preconizadas foram desencadeadas nas regiões onde residiam as pessoas que morreram: controle de criadouros, busca ativa de pessoas sintomáticas e nebulização para combater o mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. A Secretaria de Saúde confirmou 120.216 casos de dengue no período entre 1º de janeiro e esta segunda-feira, 4 de novembro.

O Município declarou fim do estado de emergência para dengue em 14 de junho, mas ainda registra número elevado de casos para o período. Com isso, as medidas de prevenção e combate à dengue devem ser contínuas e realizadas o ano todo pela população, inclusive durante o inverno. O pico de transmissão da dengue neste ano foi entre 7 e 13 de abril.

DENGUE NÃO DÁ TRÉGUA

A doença já foi tema inclusive de capa de várias edições do o que demonstra que o poder público tem dificulda em controlar a proliferação do mosquito transmissor.

LEIA A EDIÇÃO INTEIRA

GOVERNO SP PROMOVE CAMPANHA

 Segundo o governo estado, de 11 a 16 de novembro, os municípios paulistas vão orientar a população para a prevenção das doenças causadas pelo Aedes.

 

Até 5 de novembro deste ano, o estado registrou mais de 2 milhões de casos e 1.899 óbitos provocados pela dengue. A iniciativa, em parceria com os municípios paulistas, tem o objetivo de antecipar e alertar sobre os riscos da doença, principalmente, devido às mudanças climáticas causadas pelo aumento de temperatura, chuvas e umidade – condições que contribuem para que as transmissões de arboviroses prosperem mais rapidamente e em novos locais.

“A meta é promover uma força-tarefa em todo o Estado, mobilizando e conscientizando a população sobre a importância de adotar os cuidados necessários. Esse é o período ideal para essas ações, visando prevenir o aumento de casos no verão, quando as chuvas favorecem a maior proliferação do inseto”, explica a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado da Saúde, Tatiana Lang.

A Semana Estadual de Mobilização contra as Arboviroses, promovida pelo Governo de São Paulo em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), começa na próxima segunda-feira (11) e vai até sábado (16). A ação nesta época é considerada essencial para prevenir e conscientizar a população, municípios, organizações públicas e privadas sobre as ações de prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias