Drones têm sido uma tecnologia fundamental para militares, amadores e socorristas por mais de uma década, com um aumento significativo no alcance disponível durante esse tempo. Não mais limitados a pequenos quadricópteros com bateria de duração insuficiente, os drones têm ajudado em esforços de busca e salvamento, transformando as guerras na Ucrânia e em Gaza e entregando pacotes de suprimentos médicos urgentes. Bilhões de dólares são investidos na construção da próxima geração de sistemas totalmente autônomos.
Esses progressos levantam uma série de questões: drones são seguros o suficiente para pilotagem em bairros e cidades populosas? Será que seu uso pela polícia, sobrevoando eventos ou protestos, é uma violação de privacidade? Quem decide qual nível de autonomia dos drones é aceitável em zonas de guerra?
Tais perguntas não são mais hipotéticas. Os avanços na tecnologia e nos sensores dos drones, a queda dos preços e a flexibilização das regulamentações os tornaram mais baratos, mais rápidos e mais potentes do que nunca. A seguir, veja quatro das maiores mudanças que ocorrerão na tecnologia de drones em um futuro próximo.
HISTÓRIA COMPLETA EM DRONES
Mín. 20° Máx. 22°