QUANTA GENTE?...
Hoje, no dia 17 de outubro, memoramos o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. A data foi escolhida em dezembro de 1992 pela ONU, em alusão ao enorme protesto realizado em 17 de outubro de 1987, onde cem mil pessoas se reuniram para protestar contra a existência da pobreza e fome em nosso planeta.
A atual situação mundial da fome e da pobreza, tem se agravado diariamente nas últimas décadas, com a implementação de políticas neoliberais que precarizam serviços públicos essenciais (saúde, educação, trabalho e segurança alimentar) e com a ascensão da extrema direita e sua necropolítica.
De acordo com dados da ONU, em 2023 cerca de 700 milhões de pessoas no mundo viviam na pobreza extrema. Em 2022 a cada 4 segundos uma pessoa morreu de fome no mundo. Esses dados são inaceitáveis, e demonstram que o capitalismo falhou, falha e falhará, jogando milhões de pessoas na pobreza extrema e matando elas de fome.
O dia deve ser usado como um momento simbólico de cobrança do Estado, para que sejam adotadas medidas que combatam à pobreza e organização para que possamos lutar duramente contra um sistema cruel que condena milhões de pessoas à pobreza e a fome.
Mín. 19° Máx. 28°