A segunda edição do projeto "Vamos Aprender STEM" (acrônimo em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática), dedicado à Educação para o Futuro, da Kyndryl (NYSE: KD), maior provedora de serviços de infraestrutura de TI do mundo, ser´acocluída no dia 16 de outubro, na Escola Estadual Maria Antonieta Garnero La Forteza de Hortolândia.
De acordo com o Banco Mundial, apenas 30% dos estudantes da América Latina possuem os requisitos mínimos para o desenvolvimento profissional em carreiras STEM, o que significa que a região carece de preparo e de experiências que são imprescindíveis ao caminho da inovação.
O projeto Vamos Aprender STEM nasce desta necessidade e tem como o objetivo de capacitar e formar jovens talentos para o desenvolvimento de habilidades e projetos digitais, ampliando o repertório dos estudantes para o ingresso nas áreas das ciências, matemática e tecnologia, o projeto "Vamos Aprender STEM" é executado em sete países e no Brasil, em 2024, alcançou 200 alunos em Hortolândia. Os alunos receberam conteúdos que os ajudaram a explorar soluções para problemas que afetam a comunidade, como questões relacionadas ao meio ambiente, infraestrutra ou educação, utilizando o kit Roda de Invenções. Eles também passaram por mentoria com 28 profissionais da Kyndryl, que se voluntariaram a compartilhar seu conhecimento e suas experiências nesse processo.
Esta é a segunda vez que a Kyndryl, em parceria com a United Way, organização social com a missão de promover oportunidades para as novas gerações brasileiras, promove formação em STEM para alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo. Em 2023, a experiência foi oferecida para 826 estudantes e 8 professores do Ensino Médio de escolas públicas de Valinhos e Hortolândia. No total foram cerca de 250 sessões de mentoria virtual e 115 kits de robótica distribuídos.
Para encerrar o ciclo de atividades deste ano, os estudantes apresentarão seus projetos a uma banca de professores, técnicos e voluntários da Kyndryl no evento Hackathon #STEM, que será realizado na quarta-feira, 16/10. Esta será mais uma importante oportunidade de desenvolvimento para os alunos, já que eles terão que se preparar para apresentar seus projetos para uma banca avaliadora e receberão mentoria para isso. Na ocasião, haverá a escolha de três grupos que serão premiados com uma visita técnica à Kyndryl, ainda neste ano, entre outras recompensas.
"Como empresa líder no setor de serviços de TI, a Kyndryl está comprometida com a construção de um futuro justo e sustentável por meio de nossas práticas de responsabilidade social. O projeto Vamos Aprender STEM é muito relevante, pois fortalece o desenvolvimento das habilidades necessárias para um futuro ingresso de jovens no mercado de trabalho, especialmente em carreiras técnicas", destaca Spencer Gracias, Diretor Geral da Kyndryl Brasil.
Programação do Hackathon #STEM
13h - Chegada dos Alunos
13h30 - Abertura Kyndryl e UWB
14h - Início Feira dos projetos e banca avaliadora visita os grupos
15h15 - Intervalo com lanche para alunos e apuração da banca
15h45 - Pitch de 06 projetos
16h15 - Palestra de Cibersegurança
16h45 - Anúncio dos 03 grupos premiados
17h15 - Entrevista com premiados
17h45 – Encerramento
Local do evento:
Escola Estadual Maria Antonietta Garnero La Fortezza
Endereço: Av. Osvaldo de Souza, 355 - Jardim Novo Ângulo
Hortolândia - SP, 13185-158
Mín. 20° Máx. 30°