A Câmara de Santos, no litoral de São Paulo, aprovou a criação da Avenida Rei Pelé na orla da cidade. A proposta, de autoria do vereador Augusto Duarte (União), foi encaminhada para sanção ou veto do prefeito Rogério Santos (Republicanos).
Após a morte de Pelé, o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), anunciou que a cidade lançaria um edital internacional para erguer um monumento em homenagem a Edson Arantes do Nascimento no jardim da praia.
A iniciativa é uma das ações articuladas pela comissão intersetorial de homenagens a Pelé. Na época do anúncio, além da alteração viária, foi apresentada em audiência pública a construção do monumento dedicado ao Rei.
A estátua de Pelé seria instalada na primeira quadra da Avenida Rei Pelé. Além disso, haveria uma reprodução idêntica em Nova York (EUA), com Pelé estampando a camisa do NY Cosmos, time que ele defendeu quando atuou no país.
Em Santos, o responsável pela construção do espaço, anunciado como Recanto Pelé, seria definido em concurso internacional, por meio de um edital publicado pela Prefeitura de Santos com o Governo do Estado.
Além disso, todos os 37 imóveis afetados pela mudança levariam um QRcode com acesso a textos, fotos e vídeos informativos sobre a história de Edson Arantes do Nascimento, possibilitando uma interação com a história de Pelé.Prefeitura de Santos informou que o projeto da Avenida Rei Pelé ainda “não chegou ao Executivo.” Quanto a construção do espaço em homenagem ao Rei, a administração informou que o projeto está em fase de estudo preliminar.
Do Jornal Metropolitano
Mín. 19° Máx. 32°