Comunicado à População de Campinas
O Movimento Popular de Saúde (MOPS) de Campinas comunica a suspensão do debate entre prefeituráveis de Campinas, programado para 12 de setembro. Este evento, divulgado e aguardado por profissionais da saúde, ativistas do SUS e toda a população, pretendia proporcionar diálogo franco e transparente sobre diretrizes para a saúde de nossa cidade.
Apesar do convite com antecedência e da importância do tema, dois dos candidatos com maior intenção de votos nas pesquisas, Dário Saadi (Republicanos) e Rafa Zimbaldi (Cidadania), optaram por não participar. Saadi, que lidera as pesquisas, declinou abertamente do convite, demonstrando descompromisso com o diálogo democrático e com a construção coletiva de uma saúde que atenda aos interesses da população. Já Zimbaldi, cujo assessor havia se comprometido, em reunião com organizadores, a dar uma resposta até o dia 6 de setembro, não se manifestou até o momento, o que denota falta de respeito com o MOPS e com a população campineira, que esperava ouvir suas propostas. Por outro lado, Pedro Tourinho (PT), Angelina Dias (PCO) e Wilson Matos (Novo) responderam positivamente, demonstrando disposição de debate e transparência.
Avaliamos que o debate, na ausência dos 2 candidatos, deixaria de promover um confronto de ideias entre os principais concorrentes que disputam as eleições, tornando-se uma discussão esvaziada sem os primeiros colocados na pesquisa. Agradecemos às 3 candidaturas pela disposição de prestar esclarecimentos ao eleitor.
O MOPS reafirma seu compromisso com uma saúde de qualidade, de fácil acesso, humanizada e estruturada sem terceirizações ou privatizações, e continuará vigilante na defesa de um SUS fortalecido e capaz de garantir equidade, descentralização e integralidade. A Carta Compromisso elaborada pelo Movimento será encaminhada a todas candidaturas e esperamos que todas se posicionem publicamente apoiando-a, porque a saúde de Campinas e o futuro de nossa cidade não podem esperar.
Mín. 19° Máx. 32°