Domingo, 15 de Setembro de 2024
Do país POLÍTICA

Candidaturas com identidade religiosa crescem 225% em 24 anos

Nomes evangélicos são os mais recorrentes nas urnas, mostra pesquisa do Ipri

03/09/2024 às 12h47
Por: Gilberto Gonçalves
Compartilhe:
Candidaturas com identidade religiosa crescem 225% em 24 anos

Candidaturas com Identidade Religiosa Aumentam 225% em 24 Anos ????

A pesquisa do IPRI, que tem como foco principal o número de candidaturas com identidade religiosa, foi destaque em notícias veiculadas pela Agência Brasil.  O estudo revela que o número de candidaturas com identidade religiosa nas eleições municipais aumentou 225% entre 2000 e 2024.

Em 2000, o número de candidaturas com identidade religiosa era de 2.215. Já em 2024, esse número subiu para 7.206. No mesmo período de 24 anos, o total de candidaturas aumentou 14%, passando de 399.330 para 454.689 candidaturas no Brasil.

Os dados demonstram um forte aumento do apelo da religião na política. Ao longo do tempo, o número de candidatos que adotam denominações religiosas no nome que vai na urna cresceu muito mais do que o volume total de candidatos nas eleições municipais. Mas é importante ressaltar que isso não significa necessariamente um aumento dos candidatos religiosos que serão eleitos, porque isso depende, entre outras coisas, da atuação dos partidos e da distribuição de recursos de campanha", afirma Marcelo Tokarski, sócio-diretor do IPRI.

Os dados foram coletados no portal de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante as últimas sete eleições municipais, entre 2000 e 2024.

Esse aumento significativo no número de candidaturas com identidade religiosa reflete uma mudança no cenário político brasileiro, onde a religião tem se tornado um fator cada vez mais relevante na decisão de voto dos eleitores. A análise desses dados pode indicar uma tendência crescente de envolvimento de grupos religiosos na política, o que pode ter implicações profundas nas próximas eleições.

???? Link: https://lnkd.in/dV8yAKga

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias