Nesta quarta-feira (21.08) as APAEs de Campinas e Porto Alegre vão dar as mãos em uma ação solidária que vai destinar 10 mil peças de roupas íntimas novas às vítimas das enchentes no RS. O gesto de amor vai além da doação: alunos, pais e beneficiários da instituição em Campinas vão enviar mensagens de apoio e conforto junto com as roupas. A APAE de Porto Alegre vai entregar as peças e as mensagens às famílias necessitadas. A preparação das doações ocorre ao longo de todo o dia na sede da APAE Campinas e abre as comemorações da ‘Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla’
O sentimento de solidariedade daqueles que já enfrentaram uma tragédia impulsionou 120 fabricantes de lingerie da região serrana do RJ, que mantêm uma cooperativa em Campinas (SP), a enviar um terceiro lote de doações, com cerca de 10 mil roupas íntimas, para o Rio Grande do Sul. Em 2011, a cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, foi devastada por chuvas torrenciais que resultaram em mais de 900 mortes e destruíram a produção, o maquinário e os imóveis dos pequenos fabricantes de lingerie. Foi em meio à reconstrução dessa tragédia que a associação ‘Capital da Lingerie’ - que reúne fabricantes de Nova Friburgo - foi estabelecida em Campinas.
Esta é a terceira fase da campanha de doação, que mobiliza fabricantes, clientes e funcionários da ‘Capital da Lingerie’. Uma urna de acrílico destinada às doações está instalada na sede da associação. Além das doações, que continuam a ser aceitas até o dia 20 de agosto, a ‘Capital da Lingerie’ se comprometeu a doar uma peça para cada compra realizada.
A nova remessa, composta por calcinhas, sutiãs, cuecas, meias e pijamas em diversos tamanhos, terá um toque especial. Alunos da APAE Campinas vão acompanhar a abertura da urna com as doações e anexar às peças, mensagens de apoio e conforto criadas por eles ao longo da semana anterior. Essa etapa da ação ocorrerá na próxima quarta-feira, 21 de agosto, durante a celebração da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, na sede da APAE, localizada no bairro Parque Itália, em Campinas. As doações serão recebidas pela APAE de Porto Alegre (RS), que cuidará da distribuição das roupas íntimas e das mensagens de carinho às famílias que receberão as peças.
“Essa iniciativa da ‘Capital da Lingerie’ em promover uma ação coletiva solidária entre os alunos e usuários atendidos na APAE de Campinas para a APAE de Porto Alegre deixará um exemplo duradouro de reflexão e cidadania. Através dessa ação, o respeito, o cuidado com o outro e, principalmente, o amor ao próximo serão demonstrados em atitudes que inspiram a Cultura da Paz”, destaca Eliane Trevisan Nogueira, coordenadora pedagógica e administrativa da APAE Campinas.
“Recordamos a dor e a luta que nos uniram na reconstrução de Nova Friburgo, e hoje, ao vermos o Rio Grande do Sul enfrentando uma tragédia semelhante, sentimos que é nossa vez de ajudar”, conta Agnelo D’La Belle, coordenador da iniciativa pela ‘Capital da Lingerie’. O empresário esteve no Sul logo após as enchentes, levando pessoalmente o segundo lote de doações. “Muitas vezes esquecidas em momentos de tragédia, as roupas íntimas são de extrema necessidade para a saúde, higiene e dignidade das vítimas”, explica. Com um valor estimado em aproximadamente R$100 mil, a doação simboliza esperança e reconstrução para aqueles que estão passando por momentos extremamente difíceis, segundo Agnelo.
A APAE Campinas é uma associação civil, beneficente e sem fins econômicos, fundada em 10 de dezembro de 1965, que atua nas áreas de assistência social, educação, saúde e defesa de direitos para crianças, adolescentes, adultos e idosos com deficiência intelectual. Seu trabalho, desenvolvido por profissionais qualificados, busca estimular o desenvolvimento das potencialidades dos usuários em um ambiente acolhedor, com instalações e equipamentos adequados. Os recursos vêm do poder público e da sociedade civil, com forte atuação voluntária da diretoria. A APAE é filiada à FEAPAES-SP e integra uma rede de 305 APAEs no estado de São Paulo, que atende mais de 70 mil pessoas.
A APAE Porto Alegre, fundada em 1962, é uma das pioneiras na inclusão de pessoas com deficiência intelectual e múltipla no Brasil. Inicialmente, sua primeira escola, o Instituto Educacional Nazareth, foi inaugurada em 1966 no bairro Cidade Baixa e, atualmente, está localizada no bairro Glória. A APAE também fundou a Escola Especial Dr. João Alfredo de Azevedo em 1984, no bairro Vila Nova. Ambas as escolas oferecem serviços especializados em assistência social, educação e saúde, visando o desenvolvimento e a autonomia dos alunos. Em 2010, a redistribuição dos alunos do CADE para essas escolas melhorou o atendimento. Além das escolas, a APAE mantém a Sede Administrativa e o Programa de Passe Livre, proporcionando transporte gratuito a pessoas com deficiência em Porto Alegre e na região metropolitana.
Capital da Lingerie - A associação reúne hoje 120 fabricantes de Nova Friburgo (RJ), organizados de forma cooperada, com mais de 3 mil modelos de roupas íntimas, de Campinas para todos os estados do Brasil, além de exportar para países como EUA, Japão, Argentina e Chile. Hoje, a Capital conta com cerca de 85 mil revendedores e lojistas cadastrados. Cada fabricante recebe o valor proporcional das vendas de sua confecção. Além de atuar como ponta de lança de mercado, a ‘Capital da Lingerie’ foi fundamental para reerguer as empresas associadas e o setor de lingerie, após a tragédia de 2011 em Nova Friburgo. Em Campinas a associação gera 40 empregos diretos.
FONTES
Agnelo D’La Belle, coordenador da ‘Capital da Lingerie’ (Campinas) e ex vice-presidente da Associação Comercial de Nova Friburgo | Telefone (22) 98817 6221
Eliane de Fátima Trevisan Nogueira, Diretora Pedagógica da APAE Campinas | Telefone (19) 98141 1091
Mín. 19° Máx. 35°