Como parte das celebrações do Biênio Abdias Nascimento (2024-2025), o Ipeafro dá continuidade à consolidação do Museu de Arte Negra-Ipeafro com o lançamento de uma inovadora experiência de realidade aumentada, no Instagram. Por meio de um filtro inédito, os usuários da plataforma podem explorar uma exposição com obras do acervo e a trajetória de Abdias Nascimento, um dos ícones na luta contra o racismo no Brasil e fundador do Ipeafro em conjunto com a professora Elisa Larkin Nascimento.
Entre as pinturas que ganharam uma versão animada está Celebração a Legba, criada em 1996. Além da experiência interativa nas redes sociais, o site dedicado ao museu (man.ipeafro.org.br) está sendo aprimorado com mais recursos e informações para consulta de pinturas e desenhos do acervo, com dados disponíveis em francês, inglês e português. Destaque a uma série de ferramentas que facilitam a acessibilidade à plataforma. Esta fase do projeto conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro.
A iniciativa visa expandir o alcance da obra de Abdias Nascimento, proporcionando uma imersão completa no legado do artista e ativista através da tecnologia. Para ter a experiência, acesse
Mín. 19° Máx. 35°