Sábado, 18 de Janeiro de 2025
Do bairro COMUNIDADE

Quase 20 anos por uma praça

Presidente da associação consegue mudar a história

25/07/2024 às 18h21 Atualizada em 25/07/2024 às 21h07
Por: Gilberto Gonçalves
Compartilhe:
Quase 20 anos por uma praça

A presidente da nova Associação dos Amigos e Moradores do Santa Cândida e Região, Day Cardoso, conseguiu compromisso formal e oficial por parte da prefeitura para tornar o espaço chamado de praça Eunice dos Santos Dini, em uma verdadeira praça pública, com pré projeto encaminhado  à Secretaria de Serviços Públicos com início de execução em 2025.

O envolvimento dela com a região vem desde criança e contiua aqui lutando por melhrorias para q comunidade. Esta luta naturalemte a levou a candidatar-se a vereadora em Campinas. onde, até o dia 28 na convenção do partido, ela se aprenta como pré candidata

"Day Cardoso – Pré-Candidata MDB  a vereadora em Campinas por uma razão:

Quero representar os interesses da nossa comunidade, funcionando como um elo entre a população e as decisões políticas. Acredito que o papel do vereador vai muito além da fiscalização do Executivo Municipal. Ele está na base das decisões que influenciam a qualidade de vida dos cidadãos e acredito que nosso envolvimento é fundamental para garantir políticas públicas abrangentes, fundamentadas em uma legislação justa e a garantia de que o dinheiro público seja usado de forma eficiente e transparente. 
O compromisso com esse desafio não é novo para mim, sempre fui envolvida voluntariamente com as questões da comunidade, mesmo sem um cargo público ou um órgão que me desse respaldo, abracei as questões locais para encaminhar voluntariamente assuntos que vão desde buracos de rua, problemas viários, solicitações de limpeza de terrenos e praças, instalação de assentos com cobertura em pontos de ônibus, até questões ambientais. O trabalho foi tão bem-sucedido que a comunidade me ajudou a criar em   2022 a Associação dos Amigos e Moradores do Santa Cândida e Região, entidade onde sou presidente e represento hoje cerca de dez bairros ao redor do bairro Santa Cândida. Com essa formalização nosso trabalho foi mais abrangente e os resultados foram ampliados.  
                                                                                                                         
Como presidente da Associação dos Amigos e Moradores do Santa Cândida e Região conseguimos os seguintes requerimentos:
•    Está sendo elaborado o projeto da praça EUNICE DO ESPÍRITO SANTO DINI, localizada entre as ruas Mário Reis e Francisco Roberto Assumpção, conquistado através de um ofício, processo SEI e um abaixo assinado com mais de mil assinaturas. 
•    A garantia de uma abertura viária para a Rodovia Dom Pedro (sentido Anhanguera) na altura da entrada da PUCC, o que vai desafogar muito o trânsito local.
•    A EMDEC e o DER fará as mudanças necessárias na Rod. Eng. Miguel Noel Nascentes Burnier, para dar uma melhor mobilidade ao trânsito desta região.  
•    Foi instalado o parapeito lateral na ponte de travessia sobre a rodovia Dom Pedro, ampliando a segurança dos pedestres. 
•    A EMDEC instalou em julho de 2024 dois semáforos, um na esquina da João Vedovello com Lauro Vannucci e outro na João Vedovello com Joaquim Francisco Castelar, nas duas esquinas já ocorreram sérios acidentes. 
•    A EMDEC já instalou vários assentos com cobertura em pontos de ônibus. 
•    Está em tramite o requerimento para a construção da ponte que vai fazer a interligação da rua Arquiteto Jose Augusto Silva. 
•    Está em análise pela prefeitura e será apresentada para a Associação, um levantamento das contrapartidas de todos os empreendimentos autorizados na região desde 2021, e quais foram as regiões beneficiadas e para quais fins.
•    A demanda mais esperada e necessária na região era a instalação da rede de esgoto para os bairros Santa Cândida e Jacarandá, que vinha sendo solicitada desde 2020, as obras se iniciaram em junho de 2024 na rua Ambrósio Bisogni. 
•    Foi executado o tapa buraco em algumas ruas da região e o mais importante é que será executado o recapeamento na região, já programado para o orçamento de 2025.
Acredito que todo este trabalho foi um aprendizado em minha gestão como presidente da Associação dos Amigos e Moradores do Santa Cândida e Região no aspecto das solicitações da comunidade, no  encaminhamento de demandas aos órgãos públicos e principalmente na percepção das necessidades cotidianas dos cidadãos. 
Por isso, quando anuncio que sou pré-candidata a vereadora no município de Campinas, não o faço por vaidade, mas por entender que posso contribuir de maneira mais efetiva, não apenas na minha região, mas como a representante da zona leste buscando sempre a competência e o comprometimento, com as questões mais amplas de Campinas, que passam pela saúde, educação, moradia, trabalho e justiça social.
Para quem não me conhece, esclareço que sou uma mulher empreendedora, mãe de quatro filhos, avó de dois netos, já atuei na área cultural como Diretora da Radio Canal um FM, Diretora da Gravadora TOP GOSPEL e outras atividades na área musical, desdá pandemia faço pães caseiros, bolos e tortas para venda, além de revender semi joias e langerie. É deste trabalho juntamente com o do meu marido que é funileiro que sustentamos nossa família. 
E assim pretendemos continuar, compromissados e atuantes com nossa comunidade.   

PRÉ PROJETO

   

HISTÓRIA 

A história da lutas dos moradores do Jardim Colonial, que fica no Mansões Santo Antônio, no Alto do Taqaural, na região leste de Campinas/sp pela transfromação do espaço público dentro do bairro em verdadeira praça tem 16 anos e por issop os "quase 20" do título.

E a cobertura do Jornal Alto Taquaral, em sua primeira edição, já mostrava essa luta do moradores

http://www.jornalaltotaquaral.com.br/imagens_noticias/edicoes/1.pdf

 

   

JÁ QUE A PREFEITURA NÃO VEM...
03/05/2008
Notícia publicada na edição n.1 do Jornal Alto Taquaral
Moradores assumem praça!
A manhã do dia 10 de maio está reservado pelos moradores do bairro Jardim Colonial para uma ação ambiental comunitária. No período das 9 às 11 horas, eles farão um mutirão de limpeza, com retirada de mato e plantio de árvores na praça Eunice do Espírito Santo Dini, que há dois anos foi adotada pelos moradores das ruas Alberto Belintani e Prof. Max Kalfmann.
 
“A ação é aberta a todos que quiserem participar e a idéia é exercitar a convivência e o espírito comunitário numa ação ecológica, e será encerrado com um lanche coletivo”, explica Maria Isalina D. Hernandes, 66 nos, uma das participantes do movimento.
 
TERRENO TRANSFORMADO
 
Quem passa hoje pela praça e observa os 700 metros de grama aparada, um pequeno bosque em formação e passagem de pedestres bem construída, não imagina o cenário de dois anos atrás. A área destinada à praça pública estava tomada de lixo e entulhos jogados pelas construções próximas e o mato alto com freqüência escondia ladrões e objetos roubados da vizinhança. Cansados de pedir providências na Prefeitura, os moradores decidiram adotar a área e, coletivamente, assumir a construção e manutenção da praça.
 
EXEMPLO COMUNITÁRIO
 
“A comunidade pagava um preço alto pelo desleixo do poder público, convivendo com a sujeira e a insegurança, então decidimos agir por conta própria para cuidar do nosso espaço de convivência”, explica Osny de Oliveira Leite, 71 anos, morador há 21 anos na região e um dos coordenadores do trabalho. Ele conta que não foi fácil, pois muitos moradores não quiseram se envolver. Mas, com a adesão de 18 das 27 residências, eles conseguiram uma máquina da AR 3 para nivelar o terreno e retirar o entulho em novembro de 2006.
 
A moradora Paulina Maionchi Leite, 68 anos, ficou responsável por arrecadar cotas para a aquisição da grama, mudas de árvores, terra eoutras providências necessárias para a reforma do local.
 
Ela conta que “depois de pronto, os demais moradores acabaram sentindo a diferença e passaram a se envolver mais com a manutenção e deixaram de jogar lixo e entulhos no local”.
 
Hoje, a comunidade já avançou para outras ações, como o recolhimento de recicláveis (papel e latinhas), vendidos para complementar a verba gasta na manutenção da praça.
 
“A arrecadação é pequena, mas o importante é fortalecer o espírito coletivo e cuidar da natureza”, afirmam os coordenadores do movimento. A próxima ação será reivindicar a iluminação da área

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias